Big Data - Plano estratégico de prevenção de abusos sobre crianças cujo enquadramento familiar seja de alto risco, da União das Misericórdias Portuguesas
Arquitectura Empresarial I
Parte I
CASO FINAL: BIG DATA
AE I 2013-CASO FINAL -N.17-ASILVA
14-07-2013
AE I 2013-CASO - N.17-ASILVA
Pergunta UM
Acabou de ser eleito Presidente da União de Misericórdias Portuguesas, com base num programa em que propôs uma atitude muito mais proactiva por parte destas seculares instituições, na identificação de situações potencialmente problemáticas de crianças cujo enquadramento familiar seja de alto risco, o qual justifique acções de vigilância e acompanhamento multifacetadas, no sentido de atempadamente prevenir e evitar abusos sobre estas crianças.
Os meios que as Misericórdias dispõem são reconhecidamente limitados, e a articulação com as entidades estatais de segurança social é muito burocrática. Felizmente que teve, no passado, a oportunidade de tirar o POSIE3, pelo que apesar de já não ser nada jovem ficou equipado com instrumentos intelectuais poderosos para modelar e compreender o mundo e interiorizou profundamente estas coisas das novas tecnologias, redes sociais, etc.
Assim, decidiu arriscar-se e encetar na União de Misericórdias caminhos nunca antes trilhados, na busca de capacidades humanas e materiais, nomeadamente informacionais, para atacar o desafio acima exposto.
Compete-lhe agora conceber um plano de acção para concretizar o seu programa. Comece a trabalhar. Ora diga lá o que se propõe fazer, com que recursos, em que sequência, com que “deliverables”, e como é que tudo isso vai finalmente ser operacionalizado pelas Misericórdias, para proteger activamente as crianças em risco.
Venha esse plano.
Sugestão:
“ O mais difícil não é resolver os problemas, é sim saber quais são os problemas a resolver “.
Comece por aqui! Use mapas conceptuais para objectivar a sua formulação dos problemas que tem de resolver e a relação entre eles: das causas aos
14/07/2013
AE I 2012-CASO FINAL - N.17-ASILVA
efeitos, ou reversamente dos efeitos às causas; actores, acções,