Bifidobacterium infantis
Colégio Técnico de Campinas – COTUCA
Departamento de Alimentos – Disciplina Microbiologia
TURMA 2013
MARIANA RODRIGUES DA SILVA
Bifidobacterium infantis
1. Bifidobacterium infantis é um bacilo Gram-positivo, não formador de esporo, anaeróbio, que apresenta temperatura ótima de crescimento na faixa de 37 a 41ºC, da família Bifidobacteriaceae e gênero Bifidobacterium. É uma bactéria pertencente ao grupo 20 “Bastonetes irregulares, não formadoras de esporo e Gram-positivas”, do “Manual Bergey” (INTERNATIONAL EDITION, Bergey’s manual of determinative bacteriology).
O gênero Bifidobacterium é composto por bastonetes de formas muito variadas, 0,5-1,3 x 1,5 - 8 micrômetros, geralmente são um pouco curvados. As células são dispostas individualmente, em pares, em arranjos, às vezes em cadeias, em paliçadas de células paralelas, ou em rosetas. Ocasionalmente podem apresentar forma cocóide. São células Gram-positivas, não móveis, não esporuladas e não possuem resistência a ácidos.
Algumas espécies podem crescer em ar enriquecido com 10% de CO2. Não há crescimento abaixo de pH 4,5 ou acima de 8,5. São bactérias quimiorganotróficas, fermentam carboidratos, produzindo, principalmente, os ácidos acético e láctico. Não produzem CO2 e nem ácidos butírico e propiônico.
São bactérias catalase-negativas (raramente positiva quando cultivadas em ar enriquecido com CO2). Geralmente requerem várias vitaminas. A temperatura ótima de crescimento está na faixa de 37 a 41 °C. São encontradas na boca e no trato intestinal de vertebrados de sangue quente, em insetos, e no esgoto. Geralmente não são consideradas patogênicas.
Bifidobacterium infantis, é uma bactéria probiótica, (bactérias probióticas podem ser definidas como “adjuntos dietéticos microbianos” que afetam beneficamente a fisiologia do hospedeiro pela regulação da imunidade local e sistêmica e pela melhoria do balanço nutricional e microbiano no trato intestinal (Vasiljevic; Shah, 2008;