bico de bunsen
1. Objetivo 1
2. Introdução 1
3. Parte Experimental 2
4. Resultados e discussões 5
5. Toxidez dos Reagentes 6
6. Conclusão 9
7. Bibliografia 10 1. Objetivo Conhecer e observar as funções do Bico de Bunsen, para que assim, possamos analisar as diferenciações de algumas chamas com supostos reagentes.
2. Introdução
O estudo do Bico de Bunsen foi desenvolvido no Laboratório de Química da Faculdade de São Bernardo do Campo, com foco principal de adquirir conhecimento para operá-lo de forma segura, correta e eficiente para que o resultado analítico esperado seja alcançado.
O Bico de Bunsen é uma peça que acoplada ao gás GLP (gás de cozinha) é utilizado como fonte de calor durante as “queimas” de amostras em análises laboratoriais, o mesmo é composto por: base (local pó onde entra o combustível); anel (controla a entrada de ar - comburente) e o corpo (onde ocorre a mistura das componentes da combustão).
Através de testes como: Análise de chama, onde se é analisado em quais zonas da mesma pode se obter as maiores ou menos temperaturas; Combustão de gás, teste no qual se observa a mudança de coloração da chama e no que isso pode influencia e queima de Reagentes (Teste de Chama), através dessa queima é possível definir se é o cátion ou ânion que fornece a cor do reagente em combustão.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais:
Em nosso experimento utilizou-se os seguintes materiais:
- Bico de Bunsen.
- Vidro com fio de níquel cromo.
- Vidro de relógio.
- Palito de dente.
- Palito de fósforo.
- Erlenmeyer 250 ml.
- Espátula.