Bico das aves
Bicos das aves e a alimentação
Asas e pés das aves
Como são e para que servem as penas das aves?
Como as aves voam?
Como se reproduzem e como são os ninhos?
Como as aves cantam?
Como é o bico ? O bico das aves é formado de duas partes: a mandíbula superior e mandíbula inferior. A forma do bico varia muito em função do hábito alimentar ou seja, depende do que uma ave se alimenta.
Também no bico situa-se o par de narinas por onde o ar entra e sai durante a respiração.
Diversidade e adaptação dos Bicos
Todo mundo sabe que os mamíferos possuem dentes e usam-nos para triturarem o alimento antes de engolir, não é verdade? A sua mãe já deve ter recomendado várias vezes: filho, mastigue bem a comida antes de engolir! Mas as aves são banguelas, ou seja, não possuem dentes e engolem o alimento sem mastigar! E como as aves que comem grãos e sementes resolvem o problema? É fácil: possuem uma solução alternativa aos dentes, ou seja, um órgão muscular triturador chamado moela que fica antes do estômago. Na moela, os grãos são quebrados em pedacinhos menores para facilitar a digestão química. Já as aves que comem alimentos macios como carne, polpas de frutas, néctar, etc., não precisam de moela. As aves são carnívoras (comedoras de outros animais), herbívoras(comedoras de plantas) ou onívoras (comem as duas coisas). E para cada tipo de alimento, um tipo de bico. Os bicos são práticos: desgastam com o uso mas são renovadas durante toda a vida! Veja a diversidade de bicos de diferentes aves.
As aves que se alimentam de sementes ou grãos duros, usam a força do bico na sua base, como faz esse colerinho para quebrar a casca. As aves que se alimentam de sementes possuem bicos cônicos.
A viuvinha é uma ave tipicamente insetívora. Ela fica empoleirada num ponto bem alto de uma árvore, espera e observa a aproximação dos insetos e captura-os em pleno vôo.
Tipo de bico
O que come?