bibpp
652 palavras
3 páginas
Capitulo 41) O período pré-socrático ou cosmológico, O período socrático ou antropológico, O período sistemático marcado pela atuação de Aristóteles, O período helenístico.
2) O principal traço da cosmologia pré-socrática é o seu materialismo primitivo.A filosofia pré-socrática, não obstante a simplicidade do seu tema especulativo e o primitivismo materialista de muitas das suas concepções, adquiriu pela primeira vez para a especulação a possibilidade de conceber a natureza como um mundo e pôs como fundamento desta possibilidade a substância, concebida como princípio do ser e do devir.
Escolho Tales de Mileto foi um filósofo grego. Considerado o primeiro filósofo do Ocidente. Foi fundador da escola Jônica. Acreditava na existência de um "princípio único".
3) O devir é o admitir do mundo como uma mudança constante em todos os seus aspectos. Os filosofos pré-socráticos jônios aceitaram o devir e procuraram encontrar na natureza a sua subtancia reguladora, os filósofos pré-socráticos eleatas negaram e devir e afirmaram a unicidade do Ser sob várias maneiras.
4) Os historiadores mais recentes consideram os sofistas verdadeiros representantes do espírito democrático. Os sofistas eram mercenários que provavam a verdade através de lógica formal, ou seja, não tinham real compromisso com a verdade e sim com o convencimento de quem os ouvia. Sua origem é a Grécia antiga (provavelmente entre os séculos VI e V a.C.), onde ensinavam aos filhos dos aristocratas gregos a se expressarem na ágora, a praça das cidades, onde eram deliberadas as questões políticas da Grécia.
5) Os sofistas cobravam por seus ensinamentos, e Sócrates era um pensador do povo, não acreditava na cidadania imposto naquele período, em que se limitava o saber.
Os Sofistas eram considerados sábios intinerantes, que vinham de lugares distantes de Antenas, Recantos da Grécia.
6) Era conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma. A filosofia deve levar o homem a conhecer a