Biblioteconomia
, Liliane
Do Livro Impresso ao E-book
Salvador
2012
INTRODUÇÃO
Discutiremos nesse texto as novas tecnologias da informação e comunicação apresentando a informação impressa versus digital e sua influência na (r) evolução das bibliotecas eletrônicas, no novo papel social do bibliotecário, da importe-se de o livro eletrônico substituir o livro impresso, o paradigma do suporte nas bibliotecas eletrônicas e de seu acervo digital formado pelo e-book.
O objetivo desse estudo é de examinar bibliotecas eletrônicas, que disponibilizam o e-book gratuito identificando a formação de acervos virtuais na área de literatura brasileira, com definição de formar um catálogo de e-books gratuito que possam ser acessado por profissionais, usuários e outras bibliotecas, facilitando o uso da informação digital. Com isso adquirimos o corpus que é formado por três bibliotecas ebookcult, hotbook e parnanet. Discutiremos sobre, novas pesquisas no sentido do bibliotecário posicionar-se como profissional habilitado para organizar a informação digital em catálogos impressos e digitais.
DO PAPIRO AO E-BOOK: A EVOLUÇÃO DOS SUPORTES DE INFORMAÇÃO
O objetivo desse estudo é de examinar bibliotecas eletrônicas, que disponibilizam o e-book gratuito identificando a formação de acervos virtuais na área de literatura brasileira. Com isso adquirimos o corpus que é formado pelo ebookcult, hotbook e parnanet. A base de estudo é discutir sobre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação fala sobre a informação impressa e da digital e a sua influência na evolução das bibliotecas eletrônicas. Apresenta a evolução dos suportes de informação, partindo do papiro até o livro eletrônico (e-book). Debate questão do livro impresso versus o digital.
A informação impressa: do papiro ao livro
Para discutirmos a evolução dos suportes de informação, partindo do papiro ao livro digital, buscamos o processo de registro da informação