Bibliotecas
Professor: Pedro
Aluno: Diomendes Rodrigues RA 911205576 Arquitetura Grega Fichamento
O texto de mais de 130 anos, destrincha com muita propriedade o sentido do que é Arquitetura. O conjunto de conhecimentos e técnicas eu agregados a novas ideias, determinam e viabilizam a realização, realização ou criação de um projeto.
O Arquiteto é aquele que consegue captar e processar esses conhecimentos e experimentos e essa composição é de vital importância para o desenvolvimento da arquitetura ao longo da história, e sem esse elo de conhecimentos nenhum arquiteto é capaz de criar de forma satisfatória ou solucionar problemas recorrentes ao nosso tempo nem tão pouco do planejamento futuro.
Arquitetura não pode ser vista apenas como um projeto construído ou a construir, ela abrange todo o campo visual e todo o espaço físico que envolve a vida humana, todo o entorno, suas modificações, suas adaptações ou alterações.
Arquitetura Grega foi o ponto de partida da maioria dos estudos e pesquisas que influenciariam artisticamente e culturalmente a nossa forma de ver e pensar arquitetura, a pintura e escultura, e esse termo recebeu o nome de TECHNE.
Todos os experimentos e recursos que a realidade do período Grego desenvolveu foram ao longo dos anos se aperfeiçoando e recebendo e encorpando as influencias culturais, sociais e religiosas até o nosso período contemporâneo.
O Conjunto Arquitetônico Grego foi dividido por ordens:
Ordem Dórica, Ordem Jônica, e Ordem Coríntia.
As ordens Dórica e Jônica lançavam mão de motivos abstratos e semi-abstratos.
A ordem Corintia combinou com o Dório em muitos edifícios, tendo uma preocupação maior voltada para as partes interiores e as fachadas.
Os materiais utilizados na época eram madeiras (Cedro importado do Líbano) que depois foi substituído por Pedra Calcária (mármore), e as alvenarias eram formadas