biblioteca
DISCIPLINA:
IMPLANTAÇÃO
PROJETO DE ARQUITETURA - TÓPICOS EXECUTIVOS
E
U R B A N I S M O
SETORIZAÇÕES E PLANTAS DOS PAVIMENTOS
PROFESSOR: FLÁVIO BRANT MOURÃO
ALUNOS:
TURMA:
FÁBIO PAGAN C. DE MORAES - T582CH7
SULEIMA SINOCA
- A723668
Pavimento Térreo
Sem Escala
AU8A48 - 8º SEMESTRE DIURNO
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA
Área de Serviço
Circulação Horizontal
Circulação Vertical
Mezanino Térreo
Sem Escala
Partido Arquitetônico
O partido arquitetônico foi orientado com o principal conceito do edifício que tenha uma visão matricial, isto é, que possua uma forma geométrica , pronta e acabada, mas que permita um desenvolvimento para vários eixos e pavimentos, oferendo a possibilidade de ampliação e adequação do prédio para futuras instalações. Fornecendo flexibilidade e organização. A proposta arquitetônica, contempla o complexo que foi inspirado nas mais conceituadas bibliotecas do mundo. O misto de concreto e estrutura em vidro configura o desenho com soluções sustentáveis .
FACHADAS
A questão da permeabilidade visual e física, transforma um centro de reunião, com uma esplanada horizontal pública, com um grande índice de luminosidade, temperatura que propicia conforto aos usuários e funcionários, mantendo a preservação do acervo nas zonas de transição satisfazendo às exigências ,técnicas e funcionais.
Circulação Horizontal
Área de Recreação
Circulação Vertical
Os vazios sequenciais geram a possibilidade de ambientes de leitura com pé-direito duplo, ao mesmo tempo em que garantem uma compreensão visual de todo o espaço da biblioteca. Uma passarela ligando uma torre a outra formam um mezanino ,o qual foi aproveitado nos dois pavimentos como uma área exclusiva de acervos e lobby proporcionando mais um espaço agradável para leitura e estudo.
Os espaços externos e internos estarão integrados criando relação de fluxo, seja através de aberturas, transparências, ou quaisquer possibilidades