biblioteca esolar
Pretendemos salientar neste trabalho, o processo de inserção dos alunos a torna-se um usuário frequente em bibliotecas escolares infantis.
Desenvolvendo um processo delimitar conceitos que foram construído, o significado da biblioteca muitas vezes não ser vista como um lugar de repudio ou mesmo de aversão.
“ ... expõe a realidade das escolas brasileiras: quando existe biblioteca, esses espaços geralmente não passam de depósitos de livros e de outros objetos, com horários de funcionamento breves e irregulares, ou ainda são convertidas em espaços de punição (onde os alunos ficam de castigo para copiar trechos de enciclopédias porque se comportaram de modo inadequado em outros espaços escolares), cujos atendentes são professores aposentados ou readaptados, enfadados da sala de aula e de alunos. Essa situação torna-se mais preocupante quando pensamos que para a maior parte das crianças brasileiras o primeiro (ou único) contato com o livro ocorre na biblioteca escolar. (Waldeck Carneiro da Silva,1995, p. 24-25)”,
Quando um ambiente é vinculado com um processo desmotivador em algum período da vida, dificilmente se voltará lá desfrutar do espaço ou engrandecimento cultural que proporcionará. Segundo a Fundação Biblioteca Nacional: “O conceito de biblioteca pública baseia-se na igualdade de acesso para todos, sem restrição de idade, raça, sexo, status social, etc. e na disponibilização à comunidade de todo tipo de conhecimento.”
Essa visão é o ponto de partida para entender o que é a representação biblioteca no meio escolar, por bastante tempo essa definição foi a única representação da biblioteca.
“A biblioteca escolar tem o objetivo especifico de fornecer livros e materiais de didático tanto a estudantes como a professores. (Fonseca, 2007)”
A biblioteca pública é o pode ser considerada como ponto crucial para introdução da comunidade, com desejo e anseios de satisfazer de forma engajada, o fornecimento