BIBLIOGRAFIA
JMS Equipamentos Industriais, São Paulo. Disponível em: <http://www.jmsequipamentos.com.br/>. Acesso em: 30 mar. 2015.
Alef Equipamentos Industriais, São Paulo. Disponível em: < http://www.alef.com.br/>. Acesso em: 30 mar. 2015.
Catalisadores Automotivos, São Paulo. Disponível em: http://www.catalisadoresautomotivos.com.br/. Acesso em: 30 mar. 2015.
LAVADORES DE GASES
Lavador de gases é um equipamento utilizado no controle de poluição do ar, cujo objetivo é a remoção do material particulado de um fluxo de gás, pela colisão destas partículas com gotas de um meio de lavagem (geralmente água).
Com a colisão das gotas com as partículas, estas, rompendo a tensão superficial da gota, atravessam sua superfície, ficando assim retidas.
As partículas umidificadas, pelo aumento de sua massa e pela tendência a aglutinar, podem ser removidas por meios mecânicos simples (eliminador de gotas).
Para promover a desejada interação entre as partículas e gotas, uma certa quantidade de energia é necessária. para nebulizar o meio de lavagem e melhorar a mistura gotas-partículas com sprays de alta pressão.
O princípio de funcionamento de um lavador de gases de orifício é extremamente simples. A restrição ao fluxo de gás através do orifício causa uma aceleração deste à altas velocidades. Esta alta velocidade nebuliza o meio de lavagem e a turbulência criada após o orifício, provoca a necessária mistura entre as partículas de pó e as gotículas.
Nos lavadores VA o orifício é formada por uma passagem anular entre a garganta e o disco. Esta construção apresenta a grande vantagem de não possuir orifícios de pequeno diâmetro.
O meio de lavagem é injetado pelo centro do disco e refletido por um anteparo, em uma vazão pré-ajustada e escoa pelas bordas do disco, onde é atomizada pela alta velocidade relativa entre o fluxo de gás que passa pela relativamente pequena seção anular e o meio de lavagem.
O grau de turbulência criado abaixo do disco, bem como o nível