Bi Tica Em Est Tica
A Bioética é hoje reconhecida como importante área do conhecimento. É por essência e natureza uma área inter, multi e transdisciplinar, que busca a integração entre as ciências da vida, da saúde e do meio ambiente com as demais ciências humanas e exatas.
Além disso, a Bioética pressupõe preparo e capacidade para a reflexão e o juízo crítico sobre valores humanos.
Algumas condições são necessárias para o exercício da Bioética enquanto reflexão sobre valores e a adequada opção, tais como: bom preparo cognitivo, bom caráter, ausência de preconceito, humildade, respeito pelo outro e liberdade de escolha.
A Bioética é um processo de formação e de evolução, excelente para o aprimoramento profissional, para a cidadania e para realização como ser humano.
Ninguém “entra” na Bioética e “sai do mesmo jeito” – sempre há melhorias, como profissional (em qualquer área), como cidadão (com ciência de direitos) e como pessoa.
Enquanto ética, a Bioética implica em buscar base e trânsito na filosofia e demais ciências humanas.
Além disso, a Bioética se preocupa com questões da vida e da morte, tanto na esfera do cotidiano como das pesquisas e na fronteira dos dilemas, problemas e desafios trazidos pela tecnociência.
O rápido e extraordinário avanço do conhecimento técnico-científico traz à tona questões éticas profundas e complexas, que demandam análise ética, da qual participam as diversas áreas do conhecimento e não apenas uma área específica.
A Bioética se preocupa com o presente e com as futuras gerações. Na área da pesquisa, busca proteger o ser humano de eventuais abusos. Em áreas fronteiristas do conhecimento humano, ela sempre se perguntará sobre o que significa promover e proteger a dignidade humana.
Não se deve temer o avanço do conhecimento, e sim a ignorância e obscurantismo. Estes últimos, sim, são os verdadeiros inimigos na construção de uma humanidade mais saudável e feliz. Mas é desejável que o conhecimento seja obtido de maneira eticamente