Bhaskara Terminado
A Índia é o país de diversos matemáticos importantes da segunda metade da idade média, um dos mais famosos é Bhaskara.
Bhaskara nasceu no ano de 1114 em uma cidade do interior da Índia chamada Vijayapura, nasceu em uma família de grandes astrólogos, continuou a tradição da família e se transformou em astrólogo, porém se seguiu com estudos voltados para a parte de matemática, área onde se destacou. Para não ser confundido com outro matemático também chamado Bhaskara, ficou conhecido também como Bhaskaracharya ("Bhaskara o professor")
Naquela época, as doutrinas eram transpassadas de pai para filho. Foi assim que Bhaskara aprendeu matemática e astronomia, com os ensinamentos de seu pai, que se chamava Mahesvara e era um astrólogo importante.
Conforme os anos se passaram, ele virou chefe do observatório astronômico Ujjain, que na época era considerada um grande centro de matemática, e era uma boa escola de matemática astronômica pelos excelentes matemáticos de nela trabalharam.
Bhaskara foi antecessor em mais de quinhentos anos de Newton, ele é considerado o desenvolvedor do princípio de cálculo diferencial e sua aplicação as dúvidas que existiam nas áreas da astronomia e da matemática. Enquanto Newton só obteve mérito em estudos sobre o cálculo diferencial e integral, contudo há vestígios que indicam que Bhaskara foi o pioneiro em certos princípios de cálculo diferencial. Ele trouxe muitos avanços também na parte álgebra, com estudos de equações e compreensão de sistemas numéricos.
Foi um dos últimos importantes matemáticos medievais, sua obra apresenta traços de matemáticos hindus que contribuíram para sua formação, tamanha influência dos seus antecessores, que ele completou estudos de um matemático chamado Brahmagupta conseguindo dar uma solução para a equação de Pell e afirmando que não há divisão pelo número zero.
Bhaskara é autor de livros sobre matemática, alguns dos livros são os seguintes: Lilavati (que fala sobre aritmética), Vija-Ganita (que