Gest O P Blica Participativa
Através de estudos pude observar que hoje em dia a gestão Publica participativa no Brasil precisa ser atualizadas como o modelo dos democrático que representam um novo espaço público, onde integrantes da sociedade civil e do governo interagem com base no concerto, vem sendo abordadas sob diferentes aspectos, em função dos diferentes fatores envolvidos: de ordem política, social, cultural e institucional. Devido a esta complexidade, acredito que uma análise mais acurada deve levar em conta múltiplas questões, como forma de tentar compreender o mais amplamente possível este novo modelo de gestão pública.
Esta fomenta discussões sobre a implementação da democracia participativa no Brasil, trazendo uma análise da participação popular no controle das ações governamentais municipais como forma de manifestação do exercício de sua soberania. Neste contexto de gestão pública participativa, o estudo dos conselhos gestores possibilitou identificá-los como instrumentos dialógicos de controle popular da Administração Pública, permitindo aos cidadãos bem mais que a sua integração na administrativa, como também sua contribuição na eleição de políticas públicas favorecedoras da realidade de comunidades com tantas demandas sociais.
Como se vê esse processo de mudança no cenário político brasileiro, que resultou na criação do modelo de gestão pública descentralizada e participativa, não foi construída nem espontânea e nem pacificamente. É que já havia uma herança anterior, feita de experiências acumuladas de participação (nos anos de 1980), advindas do campo democrático, em particular as desenvolvidas pelos movimentos sociais e suas organizações. Em segundo lugar, foi necessária a vontade dos diversos segmentos políticos para que se avançasse na criação de novos espaços públicos.
Contudo, o simples fato de existir, na Constituição Federal e nas diversas legislações, a exigência da implementação da descentralização e municipalização das