Bfgf
Fundamentos IFMT – Campus Cuiabá
Projeto de Sistemas Orientado à Objetos Princípios da OO
• Estes princípios são um conjunto de práticas que devem disciplinar e serem seguidas em Projeto de Software. • Essas práticas foram criadas com o principal objetivo de tornar os códigos de fácil manutenibilidade, ou seja, criar software com baixo acoplamento e alta coesão.
Princípios de Projeto
0s 10 princípios da Orientação a Objetos
10 Princípios da OO
1.Uma classe deve ter uma única responsabilidade;
2.Encapsule o que varia; 3.Dê prioridade à composição em relação à herança; 4.Programe para interface(abstração), não para 5.Tente manter conexões flexíveis entre objetos que interagem;
10 Princípios da OO
6. As classes devem estar abertas para extensão, mas fechadas para modificação; 7. Dependa de abstrações, não dependa de classes concretas; 8. Só converse com os objetos conhecidos (amigos); 9. Evite dependências circulares; 10. Uma classe só deve ter uma única razão para mudar.
10 Princípios da OO
Nem sempre podemos seguir todos estes princípios a risca. Mas os tenha sempre em mente e se preocupe em segui-los. Se tiver de quebrar um deles, pense bem nas consequências. Quando se tem domínio sobre os princípios, fica fácil saber qual deles quebrar e ainda assim se ter benefícios.
10 Princípios da OO
1. Uma classe só deve ter uma única responsabilidade.
•Divida as responsabilidades. •É melhor ter várias classes com suas responsabilidades bem definidas que poucas classes com responsabilidades mistas. •Evite criar classes do tipo “FazTudo”. Elas tendem a ser um grande problema de manutenção.
10 Princípios da OO
10 Princípios da OO
2. Encapsule o que varia. • Encapsular o que varia é: olhar para uma classe, enxergar sua responsabilidade, abstrair suas possíveis alterações e criar uma nova classe. • Se a sua classe precisa ter mais de uma responsabilidade, divida-as e apresente umas as outras.