Fatores de Crescimento
A medicina caminha para a prevenção das doenças, de tal forma que a resposta para algumas doenças ou processos estará na renovação das nossas próprias células. Na dermatologia isso não é diferente, e podemos utilizar os fatores de crescimento em diversos produtos, seja para estimular o crescimento capilar, ajudar na cicatrização de feridas e também para evitar o que todos desejam... Retardar os sinais da idade! Então, o que são os fatores de crescimento?
Os fatores de crescimento são um conjunto de substâncias, a maioria de natureza protéica que, juntamente com os hormônios e os neurotransmissores, desempenham uma importante função na comunicação intercelular.
São obtidos através da engenharia genética, uma técnica de empregar genes em processos produtivos, com a finalidade de se obter produtos úteis ao homem e ao meio ambiente. Esse método permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes de quaisquer organismos.
Estão nanoencapsulados, apresentando assim uma maior penetração na pele, além disso, as moléculas ficam protegidas das proteases endógenas.Também são mediadores biológicos naturais que atuam sobres os processos de reparo e regeneração. Podem ser encontrados em vários tecidos em fase de cicatrização e ou renovação celular. A importância dos peptídeos e dos fatores de crescimento na regulação da expressão genética e do metabolismo celular é estabelecida na biologia da pele.
Propriedades
1 - Melhora global do envelhecimento cutâneo;
2 - Cicatrização e cura de ferimentos;
3 - Estimulador do folículo capilar.
Estudos Científicos
Fitzpatrick revisou os efeitos da aplicação tópica de fatores de crescimento derivados de fibroblastos humanos, aplicação tópica em 14 pacientes, 2 vezes ao dia, durante 60dias.
Resultado dos Pacientes:
Melhora clínica 78,6%;
Aumento de nova formação de colágeno 37%;
Aumento da espessura epidermal 27%.
Esses dados, bem como os de outros estudos abordando os fatores de crescimento na cura de