Administração
Vivemos em um mundo de organizações, tudo que a sociedade requer e/ou necessita, é criado, inventado, desenvolvido, produzido, e comercializado. Se dividem em organizações governamentais, não governamentais e empresas em geral. Se dividindo em diversos tamanhos e dimensões.
O sucesso organizacional, vem de uma série de decisões, ações, recursos, competências, estratégias, e uma busca infindável de alcançar resultados, e o modo como tudo é administrado. Administração (inteligência organizacional), forma de transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários.
Em sua origem, a palavra administração, significa desenvolver uma função sobre o comando de outro, prestar serviço a outro. Atualmente cada autor conceitua o termo de acordo com sua óptica particular, como exemplo temos:
- Processo de alcançar objetivos pelo trabalho, com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais.
- Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos.
- Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos de desempenho.
- É o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças ao planejamento, à organização, à liderança e ao controle dos recursos organizacionais.
- É o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.
Atualmente, a administração figura como a única instituição que transcende as fronteiras, apresentando um significado global e mundial. Caminhando assim para ser uma ciência universal, se tornando necessária a todas as áreas do conhecimento.
Rápida história da teoria da administração.
Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações, surgiu a necessidade de administra-las