BETONEIRAS
Uma batoneira ou Betoneira ou misturador de concreto é o equipamento utilizado para mistura de materiais, na qual se adicionam cargas de pedra, areia e cimento mais água, na proporção e textura devida, de acordo com o tipo de obra.
As betoneiras são projetadas para realizar os trabalhos mais exigentes. Os mecanismos de transmissão facilitam a sua operação exigindo o mínimo de esforço humano. O responsável pela movimentação do tambor é um motor (elétrico/combustão), que é acionado por um sistema de polias movida/motora com correias em "V". O sistema de descarga é manual. A utilização de perfis de aço e componentes estampados em larga escala, propiciam uma melhor rigidez e uma maior durabilidade. O dimensionamento do tambor e a disposição das pás misturadoras, fabricadas em aço resistente, proporcionam uma excelente mistura de concreto. O tambor previamente balanceado pode ser posicionado em qualquer posição de acordo com a conveniência do operador e necessidade da mistura.
2. UTILIZAÇÃO É muito usada na construção civil, principalmente, para mistura de agregados como produtos e matérias primas a exemplo na construção de barragens e açudes utilizando-se o concreto na mistura da argamassa. Por ter composição diferente, não sendo adicionada a pedra e podendo-se adicionar a cal hidratada, esta é mais usada em revestimento, rejuntamentos e outros preparos na obra. Pode ser usado na mistura e preparo de outros produtos como rações, adubos, plásticos, etc. Neste caso sua denominação passa a ser como misturador.
3. TIPOS
móvel na forma de transporte por caminhão betoneira, com um sistema movido por uma correia de aço acoplada a um motor normalmente alimentado por um sistema de transmissão do veículo e hidráulico. fixa como é conhecida no Brasil equipada com motor para que a mistura fique homogênea. semi-fixa o mesmo que fixa porem pode ser fácilmente removida pois possui rodas. automática movida por um motor sincronizada equipada com