betoneira
A base da prestação de serviços de concretagem está nos caminhões betoneira, pois ao contrário do que pode parecer, estes veículos são responsáveis não apenas pelo transporte do concreto até a obra, mas por toda a mistura e homogeneização dos materiais componentes do concreto .
Como o nome já diz, estes caminhões são compostos pela associação de um caminhão com uma betoneira hidráulica . No Brasil ultiliza-se muito o caminhão Constellation 26.280, para a montagem deste conjunto são utilizados caminhões de três ou quatro eixos, com capacidade suficiente para transportar as 2,5 ton/m³ do concreto e betoneiras com capacidade para misturar de 5 m³ a 10 m³ de concreto.
Com um bom planejamento no momento de pedir o concreto industrializado, a obra diminui seus resíduos e economiza na compra e no descarte dos materiais. Além do fator econômico, uma empresa que está alerta a esses detalhes também colabora com o meio ambiente.
A quantidade de concreto que será utilizado em determinado serviço pode ser calculada a partir do volume das fôrmas, uma vez que elas serão totalmente preenchidas.
Veja abaixo como calcular o volume de concreto necessário para executar um radier de 15 cm de espessura e 300 m² de área sobre o qual será construído um edifício de três pavimentos.
1) Antes de calcular o volume da fôrma do radier, primeiro iguale as unidades de medida: 15 cm = 0,15 m
2)Agora, calcule o volume da fôrma:Área x Altura = 300 m² x 0,15 m = 45 m³
3) Considerando que um caminhão-betoneira transporta cerca de 7,5 m³ de concreto, calcule quantos caminhões são necessários para a concretagem.Quantidade de caminhões = Volume de concreto/Capacidade do caminhãoQuantidade de caminhões = 45 m³/7,5 m³Quantidade de caminhões = 6Seriam necessários seis caminhões .
Dosagem de matérias não convencionais para o concreto CP5 ARIN
Os materiais não convencionais são: - Sílica Ativa SiO2,, A sílica ativa é composta basicamente de sílica, SiO2, com teor que varia entre 85% a