O ENFOQUE ESTRATÉGICO NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: O CASO DE UMA GRANDE EMPRESA DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO
O rápido surgimento de novas formas de organização da produção e do trabalho trouxe um novo enfoque sobre a gestão de recursos humanos. Atualmente, empresas mais desenvolvidas optaram pela gerência estratégica de recursos humanos.
Este artigo pretende apresentar os novos conceitos e práticas adotados na administração de recursos humanos e discutir a integração da estratégia de recursos humanos com, primeiro, o planejamento estratégico da empresa e, segundo, com as estratégias das outras áreas funcionais.
Pela análise de informações obtidas numa unidade de uma grande empresa do setor automobilístico, foi possível observar que, mesmo de forma inconsciente, a empresa implementou uma estratégia de recursos humanos. Notou-se que a integração entre a estratégia de recursos humanos e as estratégias das outras áreas é suficiente. Contudo, foi observado que a integração entre a estratégia de recursos humanos e o planejamento estratégico da corporação pode ser aprimorada.
PALAVRAS-CHAVE: gestão estratégica de recursos humanos; integração entre estratégias 1.INTRODUÇÃO
Os novos sistemas de produção e novas formas de organizar o trabalho adotados por organizações de nível mundial jogaram uma nova luz sobre o enfoque dado à gestão de recursos humanos das empresas. A administração de pessoal ganhou importância, assumindo peso estratégico.
Os departamentos de recursos humanos foram reestruturados e suas responsabilidades foram alteradas. Hoje área de gestão de recursos humanos deve promover uma transformação na mentalidade e no comportamento dos profissionais para que estes acompanhem o desenvolvimento tecnológico vivido na indústria mundial (GLOBALIZAÇÃO..., 1997).
A atividade de desenvolvimento organizacional e de pessoal foi a que sofreu maiores mudanças.
Contudo, mesmo as funções da gestão de recursos humanos que poderiam ser encaradas como operacionais, como é o caso das atividades de suprimento, aplicação e manutenção, podem e têm
sido