Bernardo
A célula é a unidade básica de todos os seres vivos, sendo estes unicelulares, tendo como exemplo as bactérias, ou pluricelulares, que é o caso de todos os seres visíveis a olho nu.
A célula divide-se em quatro partes, que são, a membrana plasmática ou membrana celular, o citoplasma, o núcleo e o nucleoplasma, sendo estas bastante distintas umas das outras, tendo também funções muito diferenciadas.
A membrana plasmática, é a película que envolve toda a célula, podemos considerar que seja a “pele” da célula.
O citoplasma, é toda a zona entre a membrana plasmática e o núcleo, constituído por uma substância viscosa chamada citosol onde se encontram os organelos citoplasmáticos, os quais produzem nutrientes para o crescimento.
O núcleo, é o que controla todas as actividades celulares e onde se encontra as informações hereditárias e o ADN.
O nucleoplasma é a camada viscosa que se encontra entre as membranas interna e externa e o núcleo.
Qual a diferença entre o nucleoplasma e o citoplasma.
Temos como principal diferença a localização onde cada um se encontra, estando o citoplasma localizado entre a membrana plasmática e o núcleo, e o nucleoplasma encontra-se dentro das membranas internas e externas do núcleo. O citoplasma tem como principal objectivo manter os organelos no local, e ajudando a transportar os nutrientes para as mesmas e as “ordens” dadas pelo núcleo.
O nucleoplasma, é o que fornece consistência ao núcleo, e é principalmente constituído por proteínas.
O que é o citosol?
Citosol, também chamado de hialoplasma, é uma substância viscosa, que preenche todo o citoplasma e de grande importância para a sobrevivência da célula, sendo esta constituída principalmente por água mas contendo também proteínas, aminoácidos e açúcares. Também poderão ser encontradas vitaminas na mesma.
É no citosol, que se localizam grande parte das reacções químicas do metabolismo celular, produção de moléculas que