Bernardino ramazzini
Dr. Bernardino Ramazzini
Bernardino Ramazzini, nasceu em Carpi, em 4/10/1633, graduado em Medicina em Parma, em 1659. É o pai da Medicina Ocupacional por ter escrito o primeiro tratado sobre enfermidades profissionais: De morbis artificum diatriba (1700), traduzida e editada para vários idiomas e, certamente, sua mais importante contribuição à medicina.
Durante sua vida escreveu largamente sobre medicina geral, clínica médica, epidemiologia, sanitarismo, meteorologia, ciências, filosofia, história, letras, poesia, literatura e artes e foi membro de várias sociedades e academias. Ao todo são conhecidos 16 conferências e 42 trabalhos científicos, incluindo sua obra prima De morbis artificum diatriba.
Antes de escrever e editar sua obra-mor, ele visitou muitos centros de trabalho, onde observou os procedimentos e técnicas empregadas, como também os materiais e as substâncias que se utilizavam nos processos produtivos. Além disso, também entrevistava e perguntava aos trabalhadores acerca das moléstias e enfermidades que lhes atacavam, como evoluíam etc, e relacionou os riscos à saúde dos trabalhadores ocasionados por produtos químicos, poeira, metais e outros agentes.
Conforme relato feito pelo próprio Ramazzini, o despertar do seu interesse pelas doenças dos trabalhadores e pela elaboração de um texto voltado para este tema deu-se a partir da observação do trabalho dos "cloaqueiros", em sua própria casa, em Módena. Esses trabalhadores tinham a tarefa de esvaziar as "cloacas" ("fossas negras") que armazenavam fezes e outros dejetos, como, aliás, ainda era feito rotineiramente, há até não muito tempo atrás, em diversas cidades brasileiras, e excepcionalmente por trabalhadores de empresas de saneamento básico.
Ele foi médico dos trabalhadores e seu consultório era o local de trabalho.
Seu humanismo e humildade, além da freqüência periódica aos mais sujos locais de trabalho constituem um marco na medicina. Achava que é melhor prevenir do