Berkeley e Hume
George Berkeley
Vida
George Berkeley nasceu em 12 de março de 1685 em Kelkenny, Irlanda do Sul e morreu em 14 de janeiro de 1753 em Oxford. Foi o primogênito de seis filhos. Foi professor e em 1734 foi nomeado bispo anglicano da diocese de Cloyne, na Irlanda.
Pensamentos Encontrava-se insatisfeito com o rumo em que a filosofia moderna tomara, uma visão racionalista e materialista demais, fazendo critica aos livres e modernos pensadores. Berkeley foi empirista.
Ele dizia que não devemos discutir coisas das quais não temos ideias e as únicas coisas com existência efetiva são Deus e os espíritos humanos. Não existem ideias abstratas. Sentenças
-Sempre podemos encontrar tempo para envelhecer.
- Ser é ser percebido.
- A verdade é o grito de todos, mas o jogo dos poucos.
- Poucos pensam, mas todos julgam.
- Nada é mais óbvio que a existência de Deus.
- A verdade está nos lábios de todos, mas no coração de poucos.
Principais obras “Livro do lugar comum”, uma espécie de diário escrito entre 1705 e 1708.
“Um ensaio para uma nova teoria da visão” escrito em 1709
“Tratado sobre os princípios do conhecimento humano” escrito em 1710.
Alciphron, ou o filósofo das minúcias, de 1732; Siris, de 1744.
David Hume
Vida
David Hume nasceu em Edimburgo no dia 7 de maio de 1711 e morreu na mesma cidade, em 25 de agosto de 1776. Foi filósofo, historiador e ensaísta, e tornou-se famoso por seu empirismo radical, que se opunha particularmente à Descartes e às suas filosofias racionalistas.
Pensamentos
Hume propõe que todo conhecimento parte e deriva dos sentidos. Para ele os conteúdos da mente humana dividem-se em duas classes: “impressões” e “ideias”. Ainda as impressões dividem-se entre Internas e Externas. As internas são sensações mais vívidas e fortes vindas da experiência, são emoções e paixões (origem interna), e as ligadas às sensações (origem externa) percebidas de modo imediato. As impressões são mais intensas e presentes. Já