Benzeno
VIVIANE DILKIN ENDLER
BENZENO
SÃO JOÃO DO OESTE – SC
2014
1 INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho relato sobre o composto químico denominado benzeno. Busco abordar a sua essência, suas propriedades, usos, consequências e como o mesmo aparece em nosso dia-a-dia.
No ano de 1825 ele foi isolado pela primeira vez por Michael Faraday, que extraiu-o de um gás obtido do óleo de baleia que era na altura utilizado para a iluminação pública em Londres. Recebeu este nome por ter sido obtido pela primeira vez da essência do benjoeiro. Em 1834, Edilhardt Mitscherlich deu a fórmula molecular do benzeno: C6H6, que decidiu chamar a este composto de benzina, dada a sua relação com o ácido benzóico.
Entre as substâncias químicas, o benzeno figura como uma das mais conhecidas e estudadas, sendo que a maior parte das substâncias com atividade biológica apresentam na sua estrutura o anel benzênico.
Como curiosidade tem-se que a estrutura cíclica do benzeno foi desvendada num sonho, pois mesmo após a sua fórmula molecular ter sido conhecida, não se sabia sobre a sua fórmula estrutural, pelo que, aparentemente, a relação H/C parecia estar equivocada. Só no ano de 1865 Friederich Kékulé, químico alemão reconhecido pelo seu trabalho em química orgânica estrutural, sonhou a estrutura do benzeno, sentado na sua cadeira, enquanto estava intrigado com a estrutura deste. Teve assim um sonho em que uma serpente mordia a sua própria cauda, e desta ideia surgiu à primeira estrutura cíclica da química – o anel benzênico.
2 BENZENO O benzeno é um composto químico encontrado em forma líquida e incolor, evapora facilmente no ar e se dissolve levemente na água; seu aroma é doce e por isso também é conhecido por ser um hidrocarboneto aromático. Ele é referência para os hidrocarbonetos, pois todos eles apresentam um anel benzênico, ou então anel aromático. Sua fórmula molecular é C6H6 (WIKIPÉDIA, 2014). Outra característica importante desse