Bens e serviços dos ecossistemas
Serviços e Bens dos Ecossistemas
Campus II – USP São Carlos
Bruna Shimomoto – 8007102
Camille Torloni – 8085448
Fabiane Vieira – 8007307
Guilherme Romeiro – 8007082
Júlia Figueiredo – 8007183
Monique Lima – 8007158
Profos Maria do Carmo Calijuri
Juliano José Corbi
Dpto. Hidráulica e Saneamento – EESC
INTRODUÇÃO
→ O que é um Ecossistema?
Trata-se de um complexo de relações entre fatores bióticos (fauna, flora, micro-organismos) e abióticos (solo, água, atmosfera), mantendo-se em equilíbrio funcional e energético. Por se tratar de uma relação de co-dependência entre esses fatores, uma alteração gera um desequilíbrio de diferentes escalas.
→ O que são os serviços do ecossistema?
Trata das condições e processos pelos quais os ecossistemas e os seres os quais compõem suportam e podem fornecer aos humanos. São gerados por complexos ciclos naturais – da energia solar até interações com a biosfera.
Existem, em suma, quatro tipos de serviços: os de provisão, suporte, regulação e culturais. São exemplos desses serviços: madeira, pastagens, biomassa, fibras naturais, compostos farmacêuticos, alimentos, suporte da vida, valores e benefícios estéticos, recreacionais e espirituais; formação do solo, fotossíntese, ciclo de nutrientes, regulação de climas, inundações, doenças, resíduos e a qualidade da água.
O uso destes bens representa uma parte importante da dinâmica mundial: percebe-se que a espécie humana depende fundamentalmente do fluxo dos serviços dos ecossistemas.
Apesar de se ter um conceito geral de que a tecnologia desenvolvida pelo homem o abstém do uso dos ecossistemas, percebe-se o contrário, ou seja, de que, uma vez que a permanência e sobrevivência da humanidade dependem muito dos serviços dos ecossistemas e de como eles estão sendo geridos e usados: o mal ou o bom aproveitamento dos serviços acabam por influenciar drasticamente na dinâmica humana econômica, política e social, podendo atravessar diferentes escalas de tempo.