Benefícios Radiação Ionizante
A radiação ionizante tornou-se há muitos anos parte integrante da vida do homem. Sua aplicação se dá na área da medicina até às armas bélicas, contudo, sua utilidade é indiscutível. Atualmente, por exemplo, a sua utilização em alguns exames de diagnóstico médico, através da aplicação controlada da radiação ionizante, é uma metodologia de extremo auxílio. Porém os efeitos da radiação não podem ser considerados inofensivos, a sua interação com os seres vivos pode levar a deformidades e até a morte. Os riscos e os benefícios devem ser equilibrados. A radiação é um risco e deve ser usada de acordo com os seus benefícios.
MEDICINA:
Radioterapia
Consistem na utilização da radiação gama, raios X ou feixes de elétrons para o tratamento de tumores, eliminando células cancerígenas e impedindo o seu crescimento. O tratamento consiste na aplicação programada de doses elevadas de radiação, com a finalidade de atingir as células cancerígenas, causando o menor dano possível aos tecidos sãos intermediários ou adjacentes.
Braquiterapia
Trata-se de radioterapia localizada para tipos específicos de tumores e em locais específicos do corpo humano. Para isso são utilizadas fontes radioativas emissoras de radiação gama de baixa e média energia, encapsuladas em aço inox ou em platina, com atividade da ordem das dezenas de Curies. A principal vantagem é devido à proximidade da fonte radioativa afeta mais precisamente as células cancerígenas e danifica menos os tecidos e órgãos próximos.
Aplicadores
São fontes radioativas de emissão beta distribuídas numa superfície, cuja geometria depende do objetivo do aplicador. Muito usado em aplicadores dermatológicos (doenças de pele) e oftalmológicos (problemas visuais). O princípio de operação é a aceleração do processo de cicatrização de tecidos submetidos a cirurgias, evitando sangramentos e queloides (cicatrizes de difícil recuperação), de modo semelhante a uma cauterização superficial. A atividade das fontes