Radiações Ionizantes
QUEM TRABALHA COM MÁQUINA DE XEROX ESTÁ EXPOSTO A ALGUMA?
Inicialmente torna-se necessário esclarecer que existem dois tipos de radiações:
Radiação ionizante: Radiação que tem energia para ionizar um átomo. Exemplos são os equipamentos de raios x, as fontes radioativas usadas na medicina nuclear, etc.
Radiação não-ionizante: Radiação que tem energia suficiente para ionizar um átomo, porém pode ser capaz de provocar danos biológicos. Exemplos são ondas de radar, ondas de rádio, microondas, raios infravermelhos e luz visível.
As máquinas de xerox não emitem radiações ionizantes.
Porém, na mesma máquina há uma pequena emissão de raios infravermelhos (radiação não ionizante), que até o momento instituições sérias de pesquisa, nacionais e internacionais nesta área, não identificaram nenhum caso de possíveis efeitos biológicos no uso de máquinas de xerox.
RADIOGRAFIA DA SAÚDE
A radiação e os seus malefícios
Em Imagiologia poderemos dividir as técnicas diagnósticas em função da fonte de energia utilizada para gerar imagens: em radiação ionizante ou não ionizante.
As modalidades que utilizam radiação ionizante são as que utilizam radiação x, gama, etc. A radiação x é a utilizada na Imagiologia, enquanto a radiação gama é comumente utilizada na Medicina Nuclear e/ou Radioterapia. E o que são radiações ionizantes?
Em Imagiologia, a energia eléctrica é transformada por uma máquina (gerador) em energia electromagnética (raios X) e em energia térmica. Posteriormente, esses RX irão induzir outras trocas entre tipos e estados de energia na matéria, sobre a qual incidem. Então, a radiação mais não é, do que a energia emitida e transferida através da matéria. A luz visível é uma forma de energia electromagnética emitida pelo sol à qual podemos chamar radiação electromagnética. A matéria que intercepta uma qualquer radiação, diz-se irradiada ou exposta à radiação. A radiação ionizante, tem a capacidade de arrancar um electrão da órbita em turno do