Conclusão sobre o CHA em tst
Utilizando todo conhecimento adquirido e colocando sua sabedoria em prática, se desenvolve a habilidade, memorizar normas, ter persuasão, manter anotações e controle de tudo que ocorre, quase que de forma automática, facilidade de convivência com colegas de trabalho, ter paciência e consciência nas situações de sinistro, são algumas das habilidades indispensáveis para um técnico em segurança do trabalho. Sua combinação de conhecimento e habilidade podem salvar vidas, uma vez que acidentes ocorrem, e procedimentos de salvamento e primeiros socorros podem ser solicitados, e o “saber fazer” pode ser o diferencial decisivo diante de tal situação. Para todo e qualquer profissional que lida com a segurança e a vida das pessoas, o saber fazer é indispensável.
Tomar para si a responsabilidade, ter pró-atividade, sempre manter-se alerta a todos os cuidados necessários e cobrar que suas instruções sejam cumpridas, são atitudes tomadas por um técnico em segurança do trabalho competente, todos os dias, todas as horas. Manter sua autoridade, questionar o entendimento dos funcionários, a fim de cerificar que suas indicações e demonstrações foram entendidas, e que o uso de todo aquele material investido na segurança está sendo usado de forma correta, é questão de atitude, de “querer fazer” tudo aquilo que lhe foi concedido em forma de conhecimentos e habilidades.
Quando falamos de competência pela visão do técnico em segurança do trabalho, falamos de sempre fazer o correto, mesmo que o correto seja ser chato, insistente, mesmo que o correto