Benefícios dos Programas de Segurança do Trabalho
O Programa de Saúde e Segurança no Trabalho – PSST é uma proposta multidisciplinar, com ações integradas e abrangentes para prevenção de riscos ambientais e controle médico da saúde ocupacional. Formado pela integração entre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO e outros serviços relacionados à saúde e segurança, o PSST une uma série de atividades que oferecem mais qualidade de vida ao trabalhador, reduzindo o número de faltas, aumentando a produtividade da equipe, diminuindo custos e atendendo às exigências legais.
As ações do PSST são divididas da seguinte maneira:
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
O objetivo do programa é reduzir, controlar e/ou neutralizar, de forma gradativa e sistemática, os riscos existentes no ambiente de trabalho, buscando atender às exigências da NR-9. É elaborado um documento prevendo a implantação e gerenciamento das medidas para correção e adequação do ambiente físico à saúde do trabalhador. A empresa ainda conta com o acompanhamento de um profissional de segurança durante a implantação das ações do PPRA.
Benefícios
O PPRA bem executado tende a trazer uma série de benefícios para a empresa:
*Maior produtividade.
*Redução do absenteísmo.
*Redução de afastamentos por acidentes ou doenças do trabalho.
*Redução significativa na incidência de ações judiciais tanto na vara trabalhistas quanto na cível.
*Cumprimento da legislação trabalhista - NR-9.
*Qualidade de vida ao funcionário.
*Satisfação do funcionário.
*Competir em licitações para grandes empresas, que exigem o PCMSO.
*Criar e manter uma cultura prevencionista.
*Causar boa imagem social.
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
O programa deve integrar o conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da promoção da saúde dos trabalhadores, atendendo às exigências da NR-7. A partir dos dados