Semin Rio EGP
(SLIDE 2)
(Achei interessante essa charge “Brasil sem miséria” e logo embaixo o menininho falando “esquece a disneylandia, qro morar nesse lugar aí”. E logo abaixo colocamos o cartão da bolsa família, que é apontada como um política importante para combater a miséria.)
(SLIDE 3)
(Antes de iniciar no trabalho em si, vamos lembrar um pouquinho das transformações ocorridas no Brasil nos anos 2000.)
O Brasil apresentou desde os anos 2000: significativa transformação em suas características distributivas; progresso nos indicadores econômicos e sociais, sobretudo no que diz respeito à concentração de renda e pobreza.
(SLIDE 4)
(Agora uma pergunta pra vcs pensarem e me responderem:
QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES QUE MOTIVARAM A MELHORA NOS INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS?
(SLIDE 5)
(além desses que vcs falaram, nós colocamos aqui como alguns dos fatores importantes: )
Fatores:
reestruturação do mercado de trabalho; desenvolvimento econômico; expansão dos programas sociais, especialmente os de transferência monetária.
(é nesse último tópico que o Bolsa Família está enquadrado).Tem essa figurinha aqui tbm, que significa essa transferência de renda, buscando a igualdade.)
(SLIDE 6) Bolsa família
Bem, vou apresentar o Bolsa família pra vcs.
Principal programa de transferência condicionada de renda; criado pela medida provisória n° 132, em 2003. E, em 2004, foi convertido na Lei n° 10.836; unificou os Programas: Bolsa Escola; Bolsa Alimentação; Auxílio Gás; Cartão Alimentação;
(SLIDE 7)
(nós vamos analisar se ele cumpre com um dos seus objetivos principais)
Um dos objetivos principais: combater a fome e promover segurança alimentar