BENEFÍCIOS DO TESTE DE RECUPERABILIDADE DE ATIVOS IMOBILIZADOS
RESUMO
O objetivo do presente artigo cientifico é demonstrar qual o real impacto para as empresas que não aderem ao Teste de Recuperabilidade dos Ativos Imobilizados (Impairment Test). Também, o beneficio para aquelas empresas que aderem ao teste, sabendo que o seu ativo imobilizado ao passar do tempo pode ser deduzido por depreciação, exaustão ou *amortização acumulada ou de provisão para perda. *retirar: amortização é para dinheiro ou do tipo
Conforme o CPC 01, esta norma determina que quando constatado que um ativo esta registrado com um valor superior aos benefícios que ele pode proporcionar deve-se reconhecer uma provisão para perda em contrapartida ao resultado do período.
Apesar de muitas empresas não aderirem ao Impairment Test, concluímos que é de suma importância a realização desse teste nas empresas, pois a não realização, as empresas não teriam um controle eficaz a fim de demonstrar a real capacidade econômica do bem, tão logo, não conseguiria distinguir o quanto o seu bem custaria.
Palavra chave: Impairment test, CPC 01, perdas, Valor Justo
1. INTRODUÇÃO
O § 3 do art.183 da lei nº 6.404 /76 agora determina em um de seus itens que a companhia deverá efetuar, periodicamente, analise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível, afim de que sejam registradas as perdas de valor do capital aplicado quando houver decisão de interromper os empreendimentos ou atividades o que destinavam. (PORTAL DE CONTABILIDADE 1976).
A lei nº 6.404/76 faz referencia quanto a analise de recuperabilidade do valor apenas aos ativos registrados no imobilizado e no intangível. Já o CPC 01 faz menção a todos os ativos do balanço. Logo, não há incoerência a entre a lei e o CPC 01. O princípio que está orientando essa prática é o de que nenhum ativo pode está reconhecido no balanço por valor que não seja recuperável. (IUDÍCIBUS, MARTINS, GELBCKE, SANTOS 2010).
Se os