Demonstracoes contabeis
01 - Pesquisar a estrutura (com modelo) e detalhamento da composição das contas das Demonstrações Contábeis e informações cuja elaboração que são obrigatórias para as Sociedades Anônimas e para as empresas de grande porte: a) Balanço Patrimonial; b) Demonstração do Resultado do Exercício; c) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); d) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); e) Demonstração do Valor Adicionado (DVA); f) Notas Explicativas; g) Parecer de Auditores Independentes (para companhias abertas); h) Relatório da Administração.
02 – Pesquisar alguns itens de relevância para fins da interpretação, no que diz respeito à identificação da avaliação do ativo imobilizado referente a: a) do Custo Atribuído; b) da Revisão Inicial e Periódica das Vidas Úteis; c) do Teste de Recuperabilidade ou Teste de Impairment.
2 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
2.1 Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é composto de duas partes: Ativo e Passivo. Tradicionalmente, o Balanço Patrimonial é apresentado em um gráfico em forma de “T”, onde o lado esquerdo é o lado do Ativo e o lado direito corresponde ao Passivo. O Passivo, do lado direito, corresponde às obrigações (recursos derivados de terceiros) e Patrimônio Líquido (capitais próprios que a empresa tem a sua disposição e que estão aplicados no patrimônio). O Ativo revela a aplicação desses recursos (capitais) totais, ou seja, onde a empresa investiu todo o capital (próprio ou de terceiros) que tem a sua disposição.
2.1.1 ATIVO
No ativo, as contas representativas dos bens e direitos, serão dispostas em ordem decrescente de liquidez (conversão em dinheiro) dos elementos nela registrados, em dois grandes grupos: Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante.
2.1.1.1 ATIVO CIRCULANTE
É composto pelos bens e pelos direitos que estão em freqüente circulação no patrimônio.