Formação do Espirito Cientifico
Capítulo Primeiro
Plano da Obra
“A idéia de partir do zero para fundamentar e aumentar o próprio acervo só pode vingar em culturas simples justaposição, em que um fato conhecido é imediatamente uma riqueza. Mas, diante do mistério do real a alma pode, por decreto, tornar-se ingênua. É impossível anular de um só golpe, todos os conhecimentos habituais.” (p.17-18)
A visão de desprendimento da bagagem de conhecimentos do qual se possui para que se possa construir um novo conhecimento é fruto de uma visão ingênua, visto que é impossível desprender-se totalmente daquilo que já se detém sobre algo.
“Para o espírito cientifico, todo conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há pergunta, não pode haver conhecimento cientifico. Nada é gratuito. Tudo é construído.” (BACHELARD, Gaston. P.18)
Portanto o conhecimento sobre algo só foi alcançado porque primeiro foram feitas indagações sobre ele e a partir destes questionamentos em aplicados em metodologia da pesquisa irão render resultados que serão divulgados como novos conhecimentos da humanidade, portanto o conhecimento surge das indagações humanas. Em suma, só existem respostas porque primeiro foram feitas perguntas e por causa destas indagações que se buscaram respostas. Portanto implica um processo de construção visto que não existe conhecimento pronto e acabado mais sim conhecimentos que s transformam constantemente.
“Quando o conhecimento empírico se racionaliza nunca se pode garantir que valores sensíveis primitivos não interferiram nos argumentos.” (BACHELARD, Gaston. P.19)
Isso quer dizer que mesmo buscando racionalizar o conhecimento empírico não há garantia de que este esteja isento de penetração de valores primitivos que interferem no contexto que a pesquisa ira tomar, pois o conhecimento empírico já é um conhecimento que