Benefícios da Radioatividade na Medicina
A área que mais utiliza a radiação hoje em dia é a medicina, como na radiologia, na radioterapia e na medicina molecular.
A radiografia não afeta a saúde das pessoas irradiada devido ao outro espaço de tempo em que a pessoa é exposta à radiações também que este não constitui um ato rotineiro. Mesmo assim mulheres no primeiro trimestre de gravidez devem evitar a exposição aos raios X.
A radioterapia e a medicina nuclear constitui uma outra área de atuação da medicina com o uso da radiação.
A radioterapia é detinada principalmente do contole do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.
Na radioterapia o paciente fica exposto mais tempo a radiação e uma alta dose é dirigida a região tratada.A radioterapia tem como principal objetivo a agressão de tecido do corpo humano, no caso de tumores.
O objetivo da Medicina Nuclear visa o diagnóstico. Na medicina nuclear substâncias radioativas são injetadas pela veia do paciente, e,tempo depois este é colocado sob equipamentos, que medem a radioatividade da droga injetada e que foi absorvida por certos órgãos do corpo.Assim é possível fazer um mapeamento de órgãos, dependendo do tipo de material injetado.
O uso da radiação na medicina é em radiografias, mamografias, tomografias, quimioterapias, radioterapias, etc. A radiação na medicina não afeta a saúde da pessoa irradiada devido ao curto espaço de tempo em que a pessoa é exposta á ela. Os efeitos da radiação no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo da radiação. É inofensiva a vida humana mais irá depender da dose, pois pode provocar lesões no sistema nervoso.
Radioterapia
A radioterapia utiliza radiação no tratamento de tumores, principalmente os malignos, e baseia-se na destruição de tumor pela absorção de energia da radiação. O princípio básico utilizado maximiza o dano no tumor e minimiza o dano em tecidos vizinhos normais, o que se consegue irradiando