Beneficios de categorização
1 - É conjunto social, tecnológico e econômico em que as organizações e a sociedade estão inseridas por um profundo processo de transformação, que as caracteriza como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos. Nesta publicação, os Fundamentos da Excelência expressam conceitos que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho, buscando sempre o aperfeiçoamento.
Os fundamentos de excelência são:
1. Pensamento Sistêmico: Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
2. Aprendizado Organizacional: Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
3. Cultura de Inovação: Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
4. Liderança e Constância de Propósitos: Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando o desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção dos interesses das partes interessadas.
Liderança é a expressão da essência do fundamento Liderança e Constância de Propósitos que preconiza a forma aberta, democrática e inspiradora da atuação das pessoas que detêm a propriedade e das que atuam na direção, exercendo a liderança em todos os níveis na organização. E está organizado em três temas principais: Governança corporativa, Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência e Análise de desempenho da organização.
5. Orientação por Processos e Informações: Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações