Ensaio sobre os títulos Harry Potter e O Sobrinho do Mago
A história narra o surgimento de Nárnia, palco das demais aventuras apresentadas nas histórias da saga. Na primeira obra - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa – a história ocorre neste ambiente, mas o leitor não tem conhecimento de como ocorreu o surgimento de Nárnia. A obra O Sobrinho do Mago, surge para esclarecer algumas lacunas que ficam nesta primeira história. Além disso, a ordem de leitura das obras pode ser facilmente alterada caso consideremos a ordem cronológica dos fatos, visto que a segunda complementa a terceira.
O enredo traz os personagens Digory e Polly, vizinhos que se tornam amigos e, certo dia, decidem explorar um túnel escuro que encontram interligando todas as casinhas da vizinhança. É neste momento que acabam por entrar no sótão de tio André. Este surpreso com a inesperada visita, decide usar as crianças de cobaia e enviá-las a um lugar que sempre quisera conhecer e ter informações.
É a partir de então que os dois conhecem Charn, um reino destruído que abriga a rainha Jadis e, acidentalmente, acabam levando-a junto em seu retorno à Inglaterra. Assim, para que não haja transtornos maiores, estes acabam por viajar por outras dimensões levando a rainha Jadis e o tio André. A partir disso, presenciam a criação de Nárnia.
A obra, Harry Potter e a Câmara Secreta, é o segundo livro que J. K. Rowling produziu, de um total de oito, para contar a história do bruxo Harry. O primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, nos apresenta o menino que, aos 11 anos descobre que na verdade é um bruxo muito poderoso e que possui uma bolsa de estudos na melhor escola de magia: Hogwarts. Para