povos
Os aqueus eram um povo indo-europeu que colonizaram a Grécia por volta do ano 2000 a.C. Semi-nômades, os aqueus migraram e estabeleceram um reino na Península do Peloponeso. Junto com os dórios, jônios e eólios, os aqueus são os responsáveis pela colonização e formação da civilização da Grécia Antiga.
Segundo historiadores, os aqueus penetraram e se estabeleceram no território grego em busca de terras férteis. Encontraram nestas terras os pelágios, que foram conquistados em função da superioridade militar dos aqueus.
Os aqueus fundaram, na Península do Peloponeso, importantes centros urbanos como, por exemplo, Micenas, Argos e Tirinto.
Jônios
Os jônios, também chamados de lônios, eram um povo indo-europeu que migrou para a Grécia por volta de 2.000 a.C. Com a chegada dos dórios, na Península do Peloponeso, milhares de jônios migraram para a Ásia Menor, fundando na região várias cidades.
Os jônios participaram ativamente da expansão grega e colaboraram significativamente com o desenvolvimento da cultura na Grécia Antiga, principalmente, da ciência e do racionalismo.
Os jônios foram um dos quatro povos que formaram o povo grego, junto com os aqueus, eólios e dórios.
Dórios
Os dórios eram um povo de origem indo-européia que habitava a região central da Europa antes do século XII A.C. A partir deste século, os dórios migraram para a Península Balcânica e participaram da formação de várias cidades-estados da Grécia Antiga, junto com os jônios, eólios e aqueus.
Os dórios eram dedicados às atividades militares e praticavam a guerra como forma de obtenção de recursos. Os espartanos eram descendentes dos dórios, fato que explica a belicosidade de Esparta na Antiguidade.
Os dórios tinham um dialeto próprio.
Eólios
Os eólios foram um dos quatro povos (os outros foram jônios, dórios e aqueus) que colonizaram o território grego na Antiguidade. Sua origem provável são os territórios ocidentais da Macedônia. Colonizaram, principalmente, a