beneficiamentos e acabamentos
Uma das principais e mais demoradas etapas de produção do tecido, é a etapa de beneficiamento, onde estão inseridos os processos de acabamento. Esses processos são classificados em três etapas, primários, secundários e terciários, eles permitem que um tecido cru seja transformado em um material tinto, acabado e estampado, além de agregar ao tecido final diversas características, que vão deixar o produto com melhor toque, encerado, impermeável, com maior estabilidade dimensional entre diversas outras.
Para a realização de um beneficiamento ou acabamento, é necessário que o tecido seja limpo e preparado para receber os processos. O pré-tratamento do tecido, ou beneficiamento primário, retira as impurezas, óleos e possíveis sujeiras provenientes da fabricação, são processos físicos, químicos e mecânicos, que preparam o material para os demais acabamentos. Esse pré-tratamento possui diversos nomes de acordo com a fibra e processo que é realizado, pode ser chamado de purga, fervura, chamuscagem, alvejamento entre outros.
A purga é o processo realizado para eliminar as impurezas encontradas na lã, ela consiste em uma lavagem a seco que pode ser realizada com ácido sulfúrico, que não corrompe as fibras da lã, mas permite um limpeza profunda e torna o material mais macio.
A chamuscagem é o processo que queima as penugens que ficam no tecido após a tecelagem dos fios, esse processo é feito com máquinas chamadas de chamuscadeiras. O resultado deste beneficiamento é um tecido mais liso, brilhoso e receptivo ao tingimento.
O processo de alvejamento é muito comum e consiste em deixar o tom do tecido o mais claro possível, para alvejar um tecido são usados diversos produtos químicos que permitem que a olho nu o material pareça naturalmente branco. O processo de alvejamento pode ser realizado também com a peça já pronta, como ocorre nas calças jeans, que recebem materiais químicos que deixam certas partes das peças mais claras do que