Beneficiamento de Tecidos
Beneficiamento de tecidos significa, de uma maneira geral, todos os processos a que um tecido é submetido após o tear, e tem como finalidade melhorar as características visuais e de toque do material têxtil, além de poder dar algumas características específicas ao mesmo. Basicamente inclui os processos de preparação (alvejamento, purga e desengomagem), tingimento ou estampagem, acabamento, além de processos especiais.
1.1 - SISTEMA
Sistema é um conjunto de partes coordenadas entre si, que divide o beneficiamento em partes para melhor compreensão, a saber:
Beneficiamento Primário - Toda operação que consiste em preparar o substrato para receber coloração.
Beneficiamento Secundário - Beneficiamento Secundário é a coloração que pode ser total (Tingimento), ou parcial (Estamparia).
Beneficiamento Terciário ou Final - É a operação que modifica para melhor, as características Físico/Químicas do substrato, após o tingimento e/ou estamparia.
1.2 - TRATAMENTO
Quanto aos tratamentos dentro do beneficiamento têxtil, podem ser em número de quatro, a saber:
Tratamentos molhados - Empregam a água como solvente, que solubiliza ou dispersa os insumos e se comporta como veículo, conduzindo os insumos para o substrato têxtil, resultando daí o benefício.
Tratamentos físicos - Utilizam elementos da física para produzir o beneficio. Esses elementos são inerentes ao maquinário (atrito, pressão, calor, chama e corte.).
Tratamentos secos - Empregado solventes orgânicos, que possui a finalidade de solvente e ao mesmo tempo de insumo.
Tratamentos úmidos - Independe da quantidade de solvente, podendo este ser água ou solvente orgânico ou ainda uma mistura de ambos, quando aplicada junto a outros insumos é suficiente tão somente para umedecer o substrato têxtil.
1.3 - OPERAÇÃO
A operação nos indica a forma pela qual o substrato esta sendo beneficiado. Esta forma pode se dar da seguinte forma:
Operação Física: Neste caso o beneficio é