malharia e beneficiamento
1) Um cliente lhe apresenta duas peças produzidas pela sua empresa, uma camisa feita de tecido de malha e outra feita de tecido plano e questiona: Qual das duas peças tem maior probabilidade de se deformar após sucessivos usos e lavagens? Responda o questionamento do cliente e JUSTIFIQUE apontando que característica do tecido lhe levou a esta escolha.
R: A peça que tem maior probabilidade de se deformar é a camisa de tecido de malha. Isto ocorre devido a baixa estabilidade dimensional que os tecidos de malha apresentam.
2) Para dar coloração aos substratos têxteis, existem 10 classes de corantes e ainda os pigmentos que devem ser escolhidos em função da fibra a ser tinta e das características do tingimento. Descreva qual a diferença básica entre corantes e pigmentos?
R: Os corantes possuem afinidade para com o substrato têxtil para que o mesmo possa ser colorido (ocorre uma reação química), porém os pigmentos não possuem afinidade para com nenhum substrato e a sua aplicação consiste em usar um ligante que tem a finalidade de “colar” o pigmento junto ao substrato.
3) A escolha de um determinado tecido para uma peça (roupa) deve levar em consideração além do seu aspecto visual, características que dêem a peça a funcionalidade necessária para a sua aplicação, pois bem, cite 3 características de um tecido de malha e explique uma delas.
R: Flexibilidade: as malhas assumem um aspecto onde sustentam-se entre si e são livres para mover-se quando submetidos a alguma tensão, podendo então moldar-se às formas do corpo humano;
Elasticidade: as laçadas podem escorregar umas sobre as outras, quando sob tensão, e retornar à posição inicial quando cessada a mesma.
Porosidade: proporciona um maior conforto fisiológico, permitindo a troca de calor com o ambiente. Devido aos espaços entre os pontos, no calor, absorve o suor e facilita a transpiração e, no frio, esta porosidade