Benef cios fiscais
Incentivos fiscais fazem parte do conjunto de políticas econômicas que visam facilitar o aporte de capitais em uma determinada área através da cobrança de menos impostos ou de sua não-cobrança, visando o aquecimento econômico do respectivo território principalmente, incentivando certas atividade ou regiões. Aparece frequentemente na forma de isenção fiscal.
Em outras palavras, O poder público com o objetivo de ajudar no desenvolvimento de determinada região ou setor de produção, renuncia a parte da arrecadação fiscal a qual teria direito, em benefício das organizações que se enquadrem nos especificações cabíveis, para incentivar a execução de iniciativas sociais, culturais, educacionais, de saúde e esportivas, em benefício de várias pessoas. O investidor, por sua vez, apóia causas que pode acompanhar e potencializar. Atualmente, pessoas físicas e jurídicas têm à disposição mecanismo de Renúncia fiscal, estaduais e municipais com diferentes regras. Em troca do aporte de recursos, as empresas obtêm contrapartidas dos apoiados - como exposição da marca em materiais de divulgação, cotas de ingressos para espetáculos, selos públicos, placas de reconhecimento, entre outras possibilidades. A isso é acrescido o ganho de imagem, por meio da associação da companhia a projetos positivos e transformadores executados no País. Nesse cenário, publicamos a Cartilha sobre uso de incentivos fiscais como um primeiro passo para que empresas e pessoas físicas utilizem a dedução de impostos em seu investimento social ou aperfeiçoem iniciativas já em curso.
Por que dar incentivos fiscais?
Acredita-se que, quando uma localidade oferece incentivos fiscais para atrair empresas, não se quer com isso declarar guerra contra as localidades vizinhas industrializadas e arrancar destas suas empresas. Em outras palavras, isto quer dizer que a oferta pura e simples de incentivos não é suficiente para fazer mudar radicalmente a posição geográfica das empresas; acreditar