Benchmarking
De todas as normas de certificação, a ISO 9003 é a menos usada, pois não possui a grande abrangência de requisitos que as outras normas. Isso acontece, pois dos doze elementos que ela possui 10 não são usados. Em razão da sua escassez seu uso esta sendo quase abandonado.
Utilizada como guia de materiais processados, ao contrario da ISO 9001 e a ISO 9002 não é utiliza na inspeção durante a produção, somente no final. Caso exista algum erro, ele é identificado imediatamente antes de qualquer processo.
Normalmente as organizações que fazem uso da ISO 9003 são aquelas que não possuem controle de planejamento, desenvolvimento, compra e serviços, usa basicamente o processo de inspeção para assegurar a qualidade do produto final.
É aplicada durante o teste de inspeção quando o fornecedor deve demonstrar conformação e\ ou adaptação.
A ISO 9003 pede desenvolvimento do Manual de Qualidade. É de responsabilidade da companhia criar e manter os documentos enquanto relevantes e apropriados para a operação do negocio.
Os requisitos da ISO 9003 podem ser organizados pelo agrupamento deles nos oito seguintes conjuntos de requisitos do programa:
1-Exigências de liderança;
2-Revisão dos requisitos do contrato;
3-Requisitos de gestão do inventario;
4-Requisitos de inspeção de teste;
5-Gerenciamento de requisitos não conformidades;
6-Requisitos das medições;
7-Requisitos de auditoria interna;
8-Requisitos de formação.
Além disso, temos subdividido cada um dos programas acima em 10 processos. São eles:
1-Exigências da política;
2-Necessidades de planejamento;
3-Requisitos processuais;
4-Requisitos de instrução;
5-Necessidades de pessoas;
6-Requisitos Organizacionais;
7-Requisitos de documentação;
8-Requisitos de manutenção;
9-Requisitos tecnolóicos;
10-Necessidades de recursos.
Por fim, uma empresa deve escolher um sistema de qualidade que deve ser qualificado, independe de qual ISO seja,o importante é a forma que vão ser implementadas na