bem estar
Estado de bem-estar social, Estado-providência ou Estado social é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção (protetor e defensor) social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com o país em questão. Cabe ao Estado do bem-estar social garantir serviços públicos e proteção à população.
Pelos princípios do Estado de bem-estar social, todo o indivíduo teria o direito, desde seu nascimento até sua morte, a um conjunto de bens e serviços que deveriam ter seu fornecimento garantido seja diretamente através do Estado ou indiretamente, mediante seu poder de regulamentação sobre a sociedade civil. Esses direitos incluiriam a educaçãoem todos os níveis, a assistência médica gratuita, o auxílio ao desempregado, a garantia de uma renda mínima, recursos adicionais para a criação dos filhos, etc.
Estado neoliberal
Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicascapitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com estadoutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante ocrescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
O neoliberalismo é uma prática econômica que rejeita a intervenção do Estado na economia edeixa o mercado se auto-regular com total liberdade. As privatizações e a livre concorrênciasão características deste tipo de pensamento. É o mercado que dita as regras e conduz aprodução. Por exemplo: as empresas não produzem apenas pela necessidade e sim após umaconsulta ao mercado, verificando a análise custo-benefício e atenta a possibilidades exteriores.
Diferenças entre estado de bem estar social e estado neoliberal
Conclusao
Podemos entender como correntes de pensamentos tão antagônicas entre si podem