Bem estar
Comportamento e Bem-estar animal
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Campo Grande – MS
MARÇO/2013
Ana Caroline Araujo –
Avaliação de bem estar animal
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Campo Grande – MS
MARÇO/2013
Resumo Comportamento e bem estar animal
Algumas medidas são mais relevantes para problemas de curto prazo, como aqueles associados à manejo humano ou a um período breve de condições fisiológicas adversas, enquanto outros são apropriados para problemas de longo prazo. As medidas de bem estar incluem alguns desses itens:
*Indicadores fisiológicos de prazer
*Indicadores fisiológicos de comportamento
*Doenças comportamentais
*Redução da expectativa de vida
Empregando várias dessas medidas pode-se obter alguma indicação de sentimentos positivos ou negativos dos animais.
Alguns sinais de baixo grau de bem-estar surgem a partir de medidas fisiológicas. Por exemplo frequencia cardíaca aumentada, atividade adrenal, pós-desafio com ACTH ou resposta imunológica reduzida, podem indicar que o grau de bem-estar pode estar mais baixo do que em indivíduos que não apresentam tais alterações.
Medidas comportamentais também são de valor particular para a avaliação de bem-estar. O fato de um animal evitar itensamente um objeto ou evento fornece informações sobre seus sentimentos, quanto mais forte a evitação, mais baixo o grau de bem-estar. Outros comportamentos animais , como esteriotipias, automutilação ou comportamento agressivo excessivo indicam que o grau de bem-estar do animal é baixo. Esteriotipias e outros comportamentos anormais podem ser utilizados como indicadores de bem-estar. Outros exemplos de esteriotipias incluem correr atrás de cauda em cães e morder o estábulo e mostrar a língua em cavalos.
Uma forma de baixo bem-estar é a dor. Melzack e