BEM ESTAR
Conceito 2
Teorias Antigas Sobre Motivação 2
A teoria de dois fatores de Frederick Herzberg: 3
A Teoria de Jung 3
Teorias Contemporâneas Sobre Motivação 3
PARTE 2 7
Tema escolhido: Bem Estar no Ambiente de Trabalho. 7
Justificativa do tema escolhido: 7
Objetivos gerais e específicos a serem alcançados 7
Público alvo e local 7
Cronograma 7
Descrição das tarefas e indicação dos responsáveis pela execução 8
Dinâmica em grupo: 9
Previsão orçamentária 9
1ª PARTE
1) Apresente os principais conceitos (Capítulo 4 e 5)
Conceito
Para Thomas Edison a motivação depende do esforço de cada um, e não necessariamente do talento. O desempenho no trabalho ou fora dele depende não somente das habilidades individuais, mas também da motivação de cada um.
A motivação é definida como a disposição de um indivíduo para fazer alguma coisa, com objetivo de satisfazer uma necessidade e assim diminuir sua tensão. Funcionários motivados estão em estado de tensão, portando podemos dizer que quando um funcionário está trabalhando com afinco, significa que está sendo motivado pelo desejo de atingir uma meta.
A motivação também pode ser entendida como a espera de recompensa que a organização deve oferecer ao seu funcionário, pelo seu esforço para alcançar determinado objetivo.
2) Diferencie as teorias sobre motivação
Teorias Antigas Sobre Motivação
Teoria da hierarquia de necessidade de Maslow: dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades = fisiológicas (fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais); segurança (segurança e proteção contra danos físicos e emocionais); sociais (afeição, sensação de pertencer a um grupo, aceitação e amizade);auto-estima(respeito próprio, autonomia e realização, status, reconhecimento, atenção); auto-realização( moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos).
Teoria X e Teoria Y de McGregor: