geografia
A grande dependência da geografia pertence à outras áreas do conhecimento para a obtenção de informações básicas, em especial em algumas subdivisões da ciência. São utilizados pela geografia os dados da química, da geologia, da matemática, da história, da física, da astronomia, da antropologia e da biologia e principalmente da Ecologia, pois tanto a Ecologia como a Geografia são estudos que se inter-relacionam, justamente porque sua preocupação são as análises biológicas, de fatores geológicos e dos ciclos biogeoquímicos dos Ecossistemas, isto é, dos seres vivos (inclusive os povos) que se relacionam com o seu meio ambiente.
São utilizadas pelos geógrafos numerosas técnicas, como viagens, leituras e estudo estatístico. Os mapas são o instrumento e meio de expressão mais importante do profissional da geografia. Além do estudo de mapas, esses desenhos são atualizados pelos geógrafos porque eles mesmos são pesquisadores especializados, garantindo ainda mais o nosso conhecimento geográfico.
Como o conhecimento da geografia tem fundamental importância no cotidiano das pessoas, começa-se a aprender geografia no jardim de infância ou no ensino fundamental e chegando até a universidade. O estudo da geografia tem como objetivo básico o desenvolver o fato de saber para onde vai dirigir um meio de transporte, de ser capaz de ler mapas, de compreender as relações espaciais e de conhecer o tempo, o clima e os recursos naturais.
O homem sempre teve necessidade e utilização própria do conhecimento geográfico. A