Psicologia
FACULDADE DE PSICOLOGIA
Luana Lucio Santos
RA A4222I-2
Psicologia Organizacional
São Paulo
Novembro 2013
2
1 - INTRODUÇÃO
A organização utilizada como referência para este trabalho é a Turma da Touca Associação Cultural Recreativa e Social que é uma instituição associativa e filantrópica sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública nos âmbitos municipal, estadual e federal. Atua na inclusão social de crianças, adolescentes, jovens e adultos e está registrada no 2º Cartório de Títulos e Documentos de Registros Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de São Paulo, sob registro de nº 12.550, em 20/05/1975.
A Turma da Touca pode ser reconhecida como uma organização formal, pois se baseia em regras e regulamentos formalizados e por estruturas hierárquicas, burocráticas mantendo estrutura fixa, formada por profissionais especializados, contratados e que garantem a reconhecida excelência da entidade em suas atividades educacionais. É composta por uma diretoria executiva, auxiliada pelos conselhos deliberativo e consultivo e monitorada pelo conselho fiscal.
2 - UM BREVE HISTÓRICO DA ENTIDADE
Em 1974, um grupo de professores e alunos da USP foi para Campo Limpo - um dos bairros mais pobres e violentos da cidade - levar recreação e aulas de reforço escolar para tirar as crianças e adolescentes das ruas. As atividades eram realizadas ao ar livre, geralmente em uma rua fechada para trânsito, com a autorização da prefeitura - uma iniciativa pioneira, precursora do que hoje chamamos "ruas de lazer". Era inverno e a garotada usava touca para se proteger do frio. Surgiu daí o nome da entidade.
Em 1975 a Turma da Touca foi registrada como entidade e, dois anos depois, num mutirão com pais e moradores do bairro, foi construída a primeira sede - uma creche com pouco mais de 20 crianças, mantida com recursos arrecadados pela própria comunidade.
Começava nessa época a brotar as primeiras raízes dos sonhos e ideais da Turma da