Bem estar - investir na saúde mental
INVESTIR NA SAÚDE MENTAL
(Meditação – Yoga – Jogos – Atividades)
Com a globalização cada dia mais presente em todos os aspectos da vida, o investimento na saúde mental dos colaboradores tem sido o foco de algumas empresas. As ações de promoção da saúde mental nas empresas, são fundamentalmente educativas e preventivas. Mas, para serem eficazes, é crucial superar os preconceitos e a desinformação.
Segundo o Ministério da Previdência Social, os transtornos mentais e comportamentais, representam mais de um terço dos afastamentos do trabalho.
Os principais problemas, que podem afetar os trabalhadores, baixando o seu rendimento, são:
Estresse
Depressão
Desmotivação
Sensível queda em relacionamento interpessoal
Esses problemas trazem como consequências para as empresas:
Redução da produtividade
Indisciplina dos colaboradores
Fofoca no ambiente de trabalho
Falta de foco dos funcionários
Desmotivação pelo trabalho e pela empresa
entre outros.
Como as empresas estão lidando com esses problemas
O tema “qualidade de vida” está sendo, ultimamente, um assunto bastante discutido nas empresas. Investir na qualidade de vida dos funcionários pode trazer grandes vantagens às empresas; duas delas são a redução do índice de afastamento dos colaboradores e a melhoria dos relacionamentos interpessoais dentro da companhia.
Não tem como investir em “qualidade de vida” sem se preocupar com a saúde mental. Portanto, cada vez mais, as empresas estão desenvolvendo programas personalizados preventivos, buscando equilíbrio sob vários aspectos.
Conforme Carolina Stihano, gerente de comunicação da Catho On Line, várias empresas têm buscado a melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, aumento da produtividade dos funcionários. “Há empresas que têm áreas de descanso e lazer para seus colaboradores, outras fazem parcerias com academias, programas de saúde e bem-estar. Tudo pensando em ter funcionários mais