bel trabs
Data: 16 de Setembro de 2013
Nome: Larissa Malty Dias e Isabel Levy Novo/ Turma: 7 ano A
Atividade: Coleta de dados sobre os personagens da idade media
Disciplina: História
Senhores Feudais: Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média. Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos e possuíam muitos servos trabalhando para ele. Cobravam vários impostos e taxas (a corveia, a talha e as banalidades) destes servos, pela utilização das terras do feudo. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros. Os senhores feudais faziam e aplicavam as leis em seus domínios.
Eles costumavam entrar em guerras para ampliar seus domínios territoriais. A guerra era uma atividade comum na Idade Média. Os senhores feudais costumavam invadir militarmente os feudos de outros nobres para obterem riquezas e terras. Sua espada era consagrada por uma autoridade religiosa, para que ele somente a usasse em favor de causas nobres.
Na pirâmide social, os senhores feudais estavam no topo, a baixo deles o clero (porém tem quem diga que o clero é que esta no topo) e por ultimo os servos. Os altos membros do clero (como os bispos e os abades) também eram considerados senhores, pois possuía terra e servos. A nobreza virou um grupo social cada vez mais fechado, porque não era permitido que nenhum camponês subisse socialmente, pois sua condição passou a ser hereditária.
Também conhecido como suserano, o senhor feudal assumia um cargo de “doador” de terras. Se um nobre, que não é senhor feudal, quer possuir um feudo, ele pede para um senhor feudal para ser seu vassalo.Com isso o senhor feudal se torna seu suserano. O vassalo promete dar fidelidade e serviço militar ao suserano, recebendo em troca, proteção e um pedaço do seu feudo.
Os servos procuravam a proteção dos senhores feudais e ofereciam sua força de trabalho. Em troca, o senhor feudal dava proteção ao servo. Era uma relação de direitos