TCM CULTURA E CLIMA VERS
O presente estudo tem como objetivo identificar a importância do clima organizacional nas empresas e a satisfação dos funcionários com relação às condições de trabalho em relação aos diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização.
Visa também indicar a vantagem competitiva com relação a empresas que prezam por um clima saudável no ambiente de trabalho e sua atuação junto a sociedade fazendo desta empresa uma empresa que agrega valor em mundo corporativo tão competitivo.
Palavras Chave: Motivação, Clima, Organização, Competitividade.
Introdução
Pense no clima como uma atmosfera, onde pode estar quente, frio, abafado. Este clima agradará a todos? Assim também ocorre com o clima organizacional que mostra os fenômenos subjetivos e objetivos existentes que permeiam o ambiente de trabalho.
Em mundo corporativo cada vez mais competitivo, empresas que possuem inteligência com relação ao clima e a expressam através de seus funcionários ganham mais espaço no mercado, seja por que estão satisfeitos com a empresa que trabalham, ou com si próprios eles tendem a oferecer Mao de obra mais qualificada a sociedade. Segundo ULRICH (2001, p.15) gerentes e profissionais juntos são os defensores da organização do futuro. Coda (1997) dizia que o clima organizacional é um termômetro que indica o grau de satisfação dos membros da empresa. Entende-se também como clima organizacional a consequência por diversas ações feitas pela empresa, seja com relação à identidade adotada, a cultura e a forma que de fato a empresa reage ao mercado.
Um dos pilares do clima Organizacional é a Cultura adotada pela empresa. Ela pode se tornar positiva ou negativa dependendo somente da aplicação no dia a dia. Essa cultura pode ser um dos fatores importantes para o crescimento e estabilidade de uma empresa no mercado. Ela atinge toda esfera da empresa, seja com relação à produtividade, relacionamento interpessoal e desempenho