Beidou
É sabido que o Sistema Chinês de Navegação por Satélite é um sistema recente, e ainda com poucas informações disponíveis para pesquisa, portanto, sendo o Sistema GPS o único em plena operação, usaremos ele como base desse trabalho para supor uma pequena parte do funcionamento do Beidou Compass, uma vez que se trata de sistemas similares.
(Diego Souza) Características Básicas do GPS
O GPS é composto de três elementos principais:
• Segmento Espacial;
• Controle do Sistema;
• Receptores (usuários)
Os Satélites da Constelação GPS, também referidos como Veículos
Espaciais (SV) e apresentam as seguintes características básicas:
* Peso: aproximadamente 1.500 Kg;
* Energia: Solar;
* Dimensões: cerca de 3 x 13 metros;
* Relógios Atômicos: 4 (quatro) com precisão de 10-12, ou seja, com estabilidade de 1 em 1.000.000.000.000 segundos, o que significa que levará cerca de 32.000 anos para adiantar ou atrasar 1 segundo;
* Transmissores: rádio frequências portadoras na banda de UHF e de baixa potencia, sendo as básicas designados de L1 (1.575,42 MHz) e L2 (1.227,60MHz);
* Vida útil Média: 12 anos
Informações Transmitidas
As Transmissões dos Satélites GPS contém três tipos de informações:
* Código Pseudo-randômico (PRN); * Dados de Efemérides; * Dados de Almanaque.
O Código Pseudo-randômico (PRN) pode ser entendido como uma forma do Receptor GPS identificar qual dos Satélites GPS está transmitindo as demais informações associadas.
Dados de Efemérides são as informações sobre a posição que cada Satélite GPS deverá estar ocupando no espaço, a qualquer instante durante as 24 horas do dia. Cada Satélite transmite os dados de Efemérides mostrando as suas próprias informações orbitais, bem como as de cada um dos demais satélites da Constelação GPS. Com esses dados, um receptor pode prever a posição exata de cada satélite, a qualquer tempo.